ie Likely Dark: NORTHERN KINGS - REBORN

Tuesday, March 18, 2008

NORTHERN KINGS - REBORN



DOWNLOAD AQUI (LINK DO LISTEN BEFORE YOU DIE)

Bem, vou aproveitar que o Likely está com um novo fôlego e postar uma review de um CD bem interessante. Vamos começar com os músicos envolvidos nesse projeto:

MARCO HIETALA - Vocalista e baixista da banda de MELÓDICO Nightwish. Opa, escrevi a palavra MELÓDICO, e muitas pessoas devem ter torcido o nariz agora, porque imaginaram que esse CD é repleto de melodias felizes e bumbos duplos rápidos. Ledo engano. Aqui, o Hietala foi o idealizador do projeto, e arrebenta com sua voz potente e rasgada.
J. P. LEPPALUOTO - Vocalista do Charon e ex-vocalista do Poisonblack, banda do ex-guitarrista do Sentenced. Essas três últimas bandas tocam Gothic Metal, ou seja, nada a ver com o melódico Nightwish. Começou a ficar interessante, né? Pra mim, J.P. LEPPALUOTO é uma das mais lindas vozes graves masculinas que existe. O tom obscuro e cristalino da voz dele é algo inimaginável. Ele canta com profundidade e sentimento, e não fez menos no NORTHERN KINGS.
TONY KAKKO - Vocalista do Sonata Arctica. Um vocalista que cria excelentes melodias e com uma voz limpa, um pouco mais aguda.
J. AHOLA - Vocal do TERÄSBETONI. Sinceramente, nunca ouvi falar.


Bem, vamos deixar bem claro: esse é um projeto que visa apenas covers. Agora algumas pessoas cometerão o erro de pensar: provavelmente serão covers de bandas como Judas Priest, Twisted Sister, Iron Maiden, Helloween, Gamma Ray, Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin. Errou feio.
Vamos faixa a faixa:
1 - Don´t Stop Believin´ - Cover do Journey, uma banda Hard Rock/Pop, que provavelmente você conhece umas duas músicas, só que não sabe disso. Os vocais do Marco Hietala soam muitos versáteis nessa música, que ficou bem mais rápida e metalizada do que a versão original, mas ainda assim ficou muito majestosa também, apoteótica. Muito boa.
2 - We Don´t Need Another Hero - Cover da Tina Turner. Isso, você leu direito. Tina Turner. Isso, aquela música do filme MAD MAX E A CÚPULA DO TROVÃO. O vocal denso e límpido do J.P. abre de uma maneira magnífica, e o Hietala assume para os vocais mais agudos e potentes do refrão. Daqui você entende o título REBORN. A música renasceu, metálica e orquestrada. Destaque disparado do CD.
3 - Broken Wings - Cover do Mr. Mister. Quando você ouvir, vai reconhecer. Acho que quem canta aqui é o tal do J. Ahola junto com o Tony Kakko, porque tem uma voz diferente das três que eu conheço. Outra composição famosíssima dos anos 80 que agora ressurgiu com uma roupagem totalmente diferente.
4 - Rebel Yell - cover do Billy Idol, o ídolo do Supla. Essa música ficou bem mais dark, graças ao timbre grave do J.P. Parece trilha sonora de filme de terror... Totalmente diferente da versão original.
5 - Ashes to Ashes - Cover do David Bowie. Sim, aquele cara dos anos 80 que trepou com o vocalista dos Rolling Stones (o que? Você não sabia?), que fez o filme O LABIRINTO e muitas outras traquinagens. Aqui, quem assume o microfone é o Tony Kakko. Será que eu vou ter que escrever em todas as músicas que elas ficaram com uma cara completamente nova e original?
6 - Fallen On Hard Times - Cover do Jethro Tull. Confesso que não conhecia a versão original, mas a voz do Hietala não deixa nada a desejar. Pra mim foi um acréscimo.
7 - I Just Died In Your Arms - Cover do Cutting Crew. Essa baladinha já teve um cover pelo Journey, mas na voz do J.Ahola ficou muito linda. Um pouco mais lenta do que a versão do Journey, bem mais atmosférica, só com um piano e um teclado mais harmônico.
8 - Sledgehammer - Cover do Peter Gabriel, astro pop dos anos 80. Acho que é o J. Ahola e o Tony Kakko. Ficou um pouco mais alegre e pesada ao mesmo tempo, com uma porrada de teclados e guitarras que não existiam na versão original.
9 - Don´t Bring Me Down - Cover do Electric Light Orchestra. Não conheço muita coisa do ELO, exceto que muitos dos seus músicos foram parar no Sabbath e em outras bandas bem importantes, mas todas as músicas deles que eu escutei, não gostei muito. Essa versão dos Northern Kings é muito boa, mas eu também não conhecia a original.
10- In The Air Tonight - Cover do Phil Collins. Meu, tem até Phil Collins aqui! Outra que ficou fantástica, não vou nem comentar muito.
11- Creep - Cover do Radiohead. Sim, aquela banda melodramática do cara que tem um olho torto. Essa versão ficou muito sinistra, sombria... A voz do Leppaluoto é assustadora, parece um vilão de filme de terror, e o tecladinho de abertura me lembra a abertura da Hall of the Mountain King, do Savatage, que foi inspirada numa outra música também...
12- Hello - Cover do Lionel Richie. Outra daquelas músicas que você vai ficar se perguntando onde ouviu. A letra é bem legal, e eu não sei dizer se é o Kakko ou o Ahola que canta, mas também não é de se jogar fora.
13- Brothers In Arms - Cover do Dire Straits. Tem até Dire Straits, cara! Eu já adorava a versão original, mas essa aqui ficou excelente, e na voz do Leppaluoto. Eu sei que todas as vezes que ele apareceu eu fiquei falando de como a voz dele é bonita, mas não dá. O sr. J.P. Leppaluoto tem uma garganta abençoada. Não dá pra não ficar hipnotizado pela voz do cara.

Bem, era isso.

Escutem e se divirtam!