ie Likely Dark: Realidade: fria, sólida e brutal

Thursday, May 05, 2005

Realidade: fria, sólida e brutal

Acho que não é novidade para ninguém que me conheça o fato de que sou um grande admirador do sobrenatural, do oculto, do metafísico, do pensamento e da criatividade. No entanto, existem alguns dias nos quais por mais que eu tente, os vampiros e os demônios parecem-me infantis e fúteis. Dias em que realidades paralelas não me despertam maior curiosidade do que a realidade que me envolve (e por vezes me sufoca), sem a amabilidade e a flexibilidade de que a imaginação é dotada.
Nesses dias, eu gostaria de escrever histórias reais, de pessoas que eu conheço. Histórias duras, histórias tristes... Mas histórias reais.
Nesses dias, meus personagens de poderes hercúleos e paranormais seriam sobrepujados pela simplicidade, solidez e secura de pessoas comuns vivendo situações verídicas.
Sem portais para o inferno, sem viagens ao além, sem mortos-vivos, sem anjos e batalhas que salvariam o mundo.
Mas com pessoas comuns em conflito consigo, com os outros e com esse mesmo mundo. Com seus sofrimentos terrenos e mundanos. Com suas ações cruéis e erros banais.

A criatividade humana está em contar uma bela mentira: uma imagem que nunca existiu vira um lindo quadro, uma história aumentada vira um belo livro; mas mesmo assim, a criatividade nunca terá a estabilidade do que é real, sendo como um balão que te deixa à mercê do vento, mas só a pesada e concreta âncora da realidade te dá o direito de andar com seus próprios pés na direção que bem entenderes, sem os devaneios do vento. Só a realidade liberta.

Gostaria de escrever histórias de pessoas que eu conheço, mas infelizmente só poderei publicá-las quando essas pessoas finalmente tiverem encontrado a paz quanto essas histórias. Algumas foram confessadas à mim com sigilo que não pretendo quebrar sem o consentimento das mesmas.

Quem sabe um dia eu tenha a liberdade de contar essas verdades.

Abraços